JUSTIFICATIVA:
Luiza de Serafim Cagale, que era filha dos imigrantes italianos João Serafim e Maria Battistuzzo, nasceu em Tietê, no Estado de São Paulo, no dia 1º de abril de 1914, mudando-se para Sorocaba, 12 anos após o casamento com o senhor Frederico Cagale em 1930, onde viveu até os últimos dias de sua vida.
Aqui em nossa cidade, exatamente na Vila Angélica, Dona Luiza criou e educou seus filhos Emydio, Maria de Lourdes, Nelson, Edson e Neide. A todos, graças à bela união que viveu com senhor Henrique, como era conhecido o marido Frederico, deu uma infância tranqüila, excelentes estudos e uma base religiosa a todos.
Teve importante participação no desenvolvimento do Bairro, pois ela e o marido, mais o cunhado Toninho Cagale e a esposa Dona Rosa, eram proprietários da Venda Cagale, tradicional do Bairro Terra Vermelha, onde vendia para marcar em caderneta a centena de fregueses e de certa maneira ajudando alimentar quase todas as pessoas da Vila.
Católica devota sempre teve papel importante na Paróquia Nossa Senhora Aparecida sendo fundamental na construção da Igreja como na convivência dos servos.
Dona Luiza, que sempre foi uma guerreira, sofreu muito com a morte de seu marido Frederico causado por seqüela de atropelamento sofrido na Praça Armando Lombardi, na Vila Angélica. Outro duro golpe foi a morte prematura do filho Edson, quando este ainda era um adolescente.
Mãe exemplar e esposa dedicada Dona Luiza sempre teve o carrinho e respeito de todos que ao seu lado conviviam, amava a família e tratava todos com muito respeito e pura amizade. Sua lembrança ainda está gravada na memória de todos, pois foi uma pessoa que viveu para fazer o bem e ajudar o próximo sem nada querer em troca.
Luiza Cagale faleceu em dois de abril, um dia após completar 90 anos, por edema aguda do pulmão, hipertensão arterial e isquemias celebrais, com atestado de óbito firmado pelo Dr. Luiz Otsubo, sendo sepultada no Cemitério Saudade de nossa cidade.
A pequena homenagem da Câmara Municipal, dando um nome de Rua a Dona Luiza no Parque São Bento, será um conforto a família desta que foi uma grande mulher.
S/S., 29 de março de 2012.
VITOR FRANCISCO DA SILVA
(VITOR DO SUPER JOSÉ)
Vereador.